Philippe Starck projetou quatro coleções de banheiro para a Axor.

Baixar aqui o Flash Player (ligado)

Philippe Starck – o extrovertido

Philippe Starck é um dos mais famosos e criativos designers da atualidade, versátil e dedicado no campo do design. O francês já desenhou quase tudo, desde a cadeira até a escova de dentes, do banquinho à casa pré-fabricada. Um de seus maiores sucessos, no entanto, é a coleção Axor Starck, com a qual, em 1994, a Hansgrohe alcançou notoriedade – afinal, a coleção trouxe o primeiro misturador em estilo joystick, contendo uma alavanca de manobra em forma de pino vertical.

Axor Starck surpreendeu o público com imagens que reinterpretam o banheiro como um "Salon d'eau" – a sala de água – desprovido dos tradicionais azulejos. Mas onde predominam a luz natural, os materiais quentes e uma composição espacial em algum ponto entre um "retorno às origens" e uma modernidade intransigente. Ao todo, Philippe Starck criou quatro coleções para a linha Axor, a marca de design da Hansgrohe AG.

Axor Starck Classic e Axor Starck – a estética do minimalismo

Axor Starck concentra-se no essencial: formas elementares. Uma função clara e um efeito simples. Sem distrações. Uma coleção atemporal para o banheiro, que transcende os modismos. Ela traz como referências as imagens que remetem à nossa relação primordial com o elemento água: por exemplo, a bica em formato inclinado, como em uma bomba de mão, a banheira como uma antiga bacia. Os misturadores de banheiro Axor Starck estão disponíveis em duas variedades de alavanca: a moderna alavanca do tipo pino e a versão clássica com mola.

Axor Starck X – minimalismo ao extremo

Axor Starck X incorpora design minimalista para máxima satisfação. A coleção de linhas esculturais Axor Starck X joga com a simetria e as formas geométricas básicas: um corpo redondo e uma placa quadrada criam uma interessante estrutura para a saída da água. Uma alavanca em formato de joystick ao alto funciona como um elemento deliberadamente perturbador. As formas retilíneas são espetaculares.

Axor Starck ShowerCollection – personalidade ao quadrado

"Just mix it!" é o lema da coleção de duchas Axor Starck. O design modular permite transformar o espaço de banho em um spa personalizado. Um simples e adaptável sistema de duchas, misturadores e acessórios oferece infinitas possibilidades em termos de liberdade artística. Como não poderia deixar de ser, a Axor Starck ShowerCollection é o complemento de duchas perfeito para as coleções Axor Starck e Axor Starck X.

Philippe Starck – a biografia

Sempre que descobrimos um objeto ou um espaço projetado por Philippe Starck, entramos num mundo de imaginação, fantasia e surpresas incríveis. Por mais de três décadas, esse único e multifacetado criativo, designer e arquiteto tem marcado nossas vidas, criando objetos incomuns com o propósito de serem "bons", e não apenas “legais”; a iconoclastia de Philippe Starck leva as pessoas de seu meio a refletir e evoluir sua percepção na direção de algo melhor.

"Eu gosto de abrir as portas para as mentes das pessoas."
Philippe Starck

Seu pai – um inventor e engenheiro aeronáutico – transmitiu ao jovem Philippe Starck o desejo de criar e a capacidade de sonhar. Vários anos mais tarde, e muitos protótipos depois, ele foi contratado para trabalhar para o presidente François Mitterrand. Nessa época, ele também começou a desenhar móveis para algumas das principais empresas italianas e internacionais.

Philippe Starck cria seus hotéis e restaurantes da mesma maneira que um diretor produz um filme. Ele desenvolve cenários que destacam as pessoas do cotidiano e as colocam em um mundo de imaginação e criatividade intelectual. Seus hotéis se tornaram ícones atemporais e acrescentaram uma nova dimensão à paisagem urbana global. Utilizando o conceito que Philippe Starck denomina de "design democrático" – aumentar a qualidade dos produtos, procurando reduzir os seus preços de modo a torná-los mais acessíveis – ele era uma voz solitária numa época em que o design era voltado exclusivamente para a elite. Há poucas áreas do design que ele não explorou: dos móveis às casas para montar, das motocicletas aos mega-iates, e até mesmo na direção de arte de projetos de viagem espacial, para citar apenas alguns, Philippe Starck está em todas as frentes.

Um pioneiro no design “verde” e democrático

Philippe Starck já acreditava no verde muito antes de a ecologia virar moda, pensando no futuro do planeta. Antes disso, ele já havia criado o catálogo Good Good de não-produtos para não-consumidores, e também a sua própria empresa de alimentos orgânicos. Recentemente, ele desenvolveu o revolucionário conceito de “ecologia democrática” com a criação de turbinas eólicas para a casa a preços acessíveis, logo seguidas por barcos movidos a energia solar e carros movidos a hidrogênio.

Philippe Starck é um cidadão incansável e rebelde, que considera um dever compartilhar sua visão ética e subversiva de um mundo mais justo. Ele está em sintonia com os nossos sonhos, desejos e necessidades – muitas vezes antes de nós mesmos percebermos – fazendo de seu trabalho um ato cívico e político que ele realiza com amor, poesia e humor.

Perfil de Philippe Starck

Philippe Starck por Jean-Baptiste Mondino

<% } //bolIsPublishMode %>